Como o nome sugere, a sexualidade de um indivíduo nada mais é do que por quem ele se atrai sexualmente. Vale ressaltar que o termo “opção sexual” não deve ser utilizado, pois a ideia de que as pessoas escolhem a quem direcionar sua atração está equivocada. Por isso, para se referir a estes desejos, o correto é orientação sexual.
Os héterossexuais são aqueles que se atraem pelo sexo oposto. Na prática, são os casais formados por homens e mulheres.
As pessoas homossexuais são as que se sentem atraídas pelo mesmo sexo, como gays – homens que se interessam por outros homens – e lésbicas – mulheres que se relacionam com outras mulheres. Algo importante de ter em mente é que o termo “homossexualismo” está errado e carrega consigo uma dose de preconceito e, por isso, ao se referir a esta forma de se relacionar, deve-se dizer “homossexualidade”.
Os bissexuais, diferente do que muitos acreditam, não estão confusos, dessa forma, é correto dizer que estas pessoas se sentem atraídas por ambos os sexos. Bem como os panssexuais, que sentem atração por todas as pessoas, independente de suas identidades de gêneros ou orientação sexual.
Há também o assexual, que é o indivíduo que, em geral, não sente atração sexual. O que pode ou não ter relação com o interesse romântico. Além de diversas nuances sobre a prática do sexo.
Uma confusão que surge quando se fala em sexualidade é acerca dos demissexuais. Apesar de descrever um aspectro dentro do universo da sexualidade, a demissexuailidade está mais próxima da forma com que se dá uma relação do que do direcionamento da atração. O demissexual nada mais é do que alguém se sente sexualmente atraído apenas por pessoas com quem já tem um vículo emocional e/ou afetivo. Portanto, é possível ser hétero, homo ou bi, por exemplo, e demissexual.
Estas são apenas algumas das sexualidades comumente faladas no dia a dia, mas é importante mencionar que as pessoas não necessáriamente vão se identificar com uma orientação sexual. Rótulos são apenas para aqueles que se sentem bem em nomear e definir algo sobre si mesmos, e não para que outras pessoas os coloquem em uma “categoria” então, por isso, deve-se respeitar a todos igualmente.