Religião pode ser definida com um conjunto de símbolos e rituais que possuem significados amparados pela crença de um grupo de fieis que se identificam com a organização religiosa. Toda cultura desenvolveu um ou mais sistemas religiosos, pois eles, de certa forma, regem o comportamento das pessoas que seguem determinada crença.
Dentre os tipos de religião, temos as monoteístas, que direcionam sua devoção a uma única figura divina e poderosa e, geralmente, fazem uso de um livro sagrado que traz o que acreditam ser a verdade absoluta. Já as politeístas, por sua vez, partilham a crença na existência de diversos deuses. Existem ainda, as religiões panteístas, que atribuem divindade aos elementos naturais – como terra, ar, água, fogo e animais, por exemplo – e não adoram um único deus.
Entretanto, nem todos acreditam no divino. Os ateus ou ateístas são pessoas que negam a existência de um ser supremo e não compartilham da crença em deuses. Podendo ou não crer em forças invisíveis, como fenômenos naturais inesplicáveis aos seus olhos.
No Brasil, a religião Cristã Católica é a predominante, devido à história de colonização do país. Porém, já é possível observar o crescimento e disseminação de outras religiões, que podem ser consieradas as principais desta cultura, como é o caso das Cristã Protestantes, Espiritismo, Umbanda e Candomblé.
Com tamanha diversidade religiosa ao redor do país e do mundo, não é possível apontar e impor uma religião como verdade absoluta, independente de sua crença. O respeito, acima de tudo, é o que deve predominar.