A nova temporada ganhou casa nova, agora, além do Youtube e do Spotify, você também pode conferir todos os episódios na programação da TV Unesp e na Cinemateca Digital Bauruense
A segunda temporada do videocast “Diversidade na Tela” foi lançada no último dia 4 de novembro, com 10 episódios, a nova temporada aborda assuntos pertinentes sobre os mais variados temas que contemplam a temática sobre a diversidade da nossa sociedade.
O primeiro episódio, por exemplo, discute sobre as questões que envolvem o movimento drag na cidade de Bauru. Larissa Mateus e Kevilin Alves, apresentadoras desta nova temporada, abordam a temática sobre a cultura drag bauruense contando com a participação de duas figuras ilustres na cena LGBTQIAPN+ local, Rafaela Oliveira, mais conhecida como Tia Mary, e Mateus de Freitas, a Lilith Scarllet.
Em entrevista, a apresentadora Larissa Mateus revela que esse episódio sobre a cultura drag de Bauru foi um dos mais especiais da temporada para ela, uma vez que, já possuía afinidade com o tema por ter dirigido o documentário “Montando Estrelas”, que aborda mesma a temática retratada no episódio . “Foi muito legal entrar nesse universo novamente, principalmente porque as duas entrevistadas não apareceram no meu documentário e pude dar espaço a outras vozes”, retratou Larissa.
Nesse contexto, em entrevista com Lilith Scarllet, a convidada do primeiro episódio da temporada sobre cultura drag, relata sobre a importância da temática ser retratada em um programa como o Diversidade na Tela. “Esse tipo de programa pode agregar no combate ao preconceito contra essa figura da drag, pois abre a possibilidade das pessoas nos enxergarem como realmente somos. Drag é muito mais que um ‘viado de peruca’, ser drag é se libertar de coisas que a sociedade nos impõe em suas diversas bolhas sociais, é sobre força, liberdade e coragem”, enfatiza a entrevistada.
Já para Kevilin Alves, o sexto episódio da segunda temporada do Diversidade na Tela, cujo tema é a cultura de coletivos, tem um valor simbólico pessoal, isso porque, segundo ela, a entrevistada Kahenna Bizzotto, convidada do episódio, consegue transmitir a importância agir em coletivo visando a reivindicação de direitos básicos.
Diversidade na Tela na TV Unesp
Além da transmissão nos canais do YouTube e Spotify, a segunda temporada do Diversidade na Tela também será transmitida na TV Unesp. Diante da conquista inédita, a professora Vivianne Lindsay Cardoso, fundadora e coordenadora do projeto de extensão “A Diversidade de Todos Nós”, se mostrou bastante empolgada com a integração da segunda temporada do videocast na programação da TV Unesp. “É um reconhecimento da qualidade do conteúdo e da proposta que estamos trazendo”, apontou a professora.
Vivianne também reitera a importância da transmissão das temáticas abordadas pelo Diversidade na Tela na programação de uma emissora pública como a TV Unesp. “Discutir diversidade cultural no Brasil é bastante desafiador […], estamos em um país conservador e quando falamos sobre temas sensíveis como gênero, raça, sexualidade ou religiosidade em um espaço como a TV Unesp é muito gratificante”.
Em relação às temáticas sensíveis, a professora entende que não há espaço melhor do que a TV Unesp para a abordagem desses temas, isso porque, segundo ela, diferentemente de uma emissora comercial, a emissora pública dá espaço para que as pessoas se expressem como quiserem, sem cortes e sem tempo delimitado de fala.
Nesse contexto, Vivianne relembra, emocionada, da gravação do quarto episódio da segunda temporada, cuja temática é a cultura indígena. “Poder captar a fala deles, a perspectiva deles diante da natureza e a visão de mundo deles diante da sua forma de ser e existir nos dá uma grandeza de consciência absurda […] Fico muito feliz de participar de um projeto que transmite isso pra sociedade”.
Além disso, as gravações, que na primeira temporada foram realizadas no estúdio usado pelos alunos da Universidade, desta vez, na segunda temporada, as gravações ocorreram diretamente do estúdio da TV Unesp. Com um ar mais profissional com a utilização de equipamentos de última geração, a professora e coordenadora do projeto, Vivianne Lindsay, comentou sobre como foi a experiência. “Foi muito legal poder gravar no estúdio da TV Unesp, como um espaço de profissionalização mesmo, mais técnico. E também os alunos voltaram a ter contato com um estúdio, um cenário que não precisava ser constantemente desmontado, todo espaço de produção foi, de fato, profissional”, relembrou a professora.
Bastidores da produção
O processo de gravação da segunda temporada do Diversidade na Tela durou cerca de cinco dias, sendo um deles para montagem do cenário e os demais para a gravação dos episódios. Nesse contexto, a apresentadora Larissa Mateus revelou como foi os bastidores da produção da nova temporada.
“Foi uma experiência muito legal, tivemos até uma diretora de produção [Cláudia], além disso, eu senti que a produção foi tranquila e organizada , principalmente pelo respaldo que tivemos da TV Unesp”, enfatizou Larissa.
A nova temporada contou com o auxílio de todos os funcionários da TV Unesp, desde a equipe de maquiagem até diretores de produção. Nesse sentido, Felipe Tristão, supervisor de produção da TV Unesp, comentou como foi ajudar nos bastidores da gravação da segunda temporada do Diversidade na Tela. “Foi super tranquilo, apesar do cronograma apertado, conseguimos manejar bem os convidados, conduzimos bem a montagem do cenário e o desenrolar da roda de conversa também saiu perfeitamente bem”, concluiu.
Kevilin Alves, apresentadora do Diversidade na Tela, comenta como foi sua experiência individual como apresentadora da segunda temporada do videocast. “Foi muito enriquecedor poder estar ali […] a gente tem todo um processo de produção, aquilo que vemos na frente da câmera é só a ponta do iceberg […] mas é muito legal ver todo o trabalho tomando forma”, relatou.
Por fim, é importante destacar o trabalho de todas as pessoas que possibilitaram o nascimento da segunda temporada do Diversidade na Tela, isso porque, foram meses de trabalho incansável para a realização deste produto que agora já está no ar no YouTube, no Spotify, na TV Unesp e também na Cinemateca Digital Bauruense. Em nome de todos os integrantes do projeto de extensão “A Diversidade de Todos Nós” faço um agradecimento especial a todos que acreditaram e possibilitaram a realização deste projeto.
Veja: episódios da segunda temporada do Diversidade na Tela
1º episódio – “Cultura Drag”, convidadas: Tia Mary e Lilith Scarlett
2º episódio – “Ativismo para Animais”, convidadas: Soraya Gasparini e Rosa Gobbi
3º episódio – “Alimentação, Cultura e Ativismo”, convidadas: Vitória Regina Góes e Marcia Rodrigues
4º episódio – “Cultura Indígena”, convidados: Vanderson Lourenço e Suiyane Txukarramãe
5º episódio – “Gênero”, convidados: Bernardo Corvino e Felipe Rocha
6º episódio – “Cultura de Coletivos”, convidados: Paulo Tonon e Kahenna Bizzotto
8º episódio – “Deficiência Visual”, convidada: Maria Printes
9º episódio – “Natureza e Meio Ambiente”, convidados: Márcio Teixeira e Miguel Axcar